As gafes do Galvão Bueno inglês, que parou no sábado

14 de março de 2018

Motty, o “Galvão inglês”, parou no último sábado

A partida Arsenal 3 x 0 Watford do último domingo foi histórica por dois motivos. Primeiro: Petr Cech, goleiro dos Gunners, completou 200 jogos sem levar gols, algo inédito na Premier League. Para isso acontecer, foram mais de 400 jogos em quase 14 anos atuando por Chelsea e Arsenal. A marca veio em grande estilo, com o tcheco defendendo um pênalti que garantiu o zero no placar do Watford.

Já o outro motivo foi a despedida de uma lenda. O narrador John Motson, uma espécie Galvão Bueno inglês que trabalha na BBC, está se aposentando definitivamente após mais de 50 anos de carreira. Motson, que tem 72 anos, já havia deixado as narrações ao vivo na televisão em 2008, mas agora se despede também das locuções esportivas do rádio.

A carreira de Motty (como é conhecido por lá) e a história do futebol inglês se misturam. O narrador esteve presente em 10 Copas do Mundo, 10 Eurocopas, 29 finais de Copa da Inglaterra e em mais de 200 jogos da seleção inglesa.

Assim como os brasileiros em relação a Galvão, os ingleses amam odiar Motson, e existe uma infinidade de gafes do narrador ao longo de sua carreira que não saem da memória do público.

Conheça algumas de suas gafes mais famosas:

“Sendo pênalti ou não, o árbitro achou o contrário.”

“A Copa do Mundo é um evento realmente internacional.”

“Os torcedores brasileiros estão usando camisetas amarelas – é um fabuloso caleidoscópio de cor.”

“Pra você que assiste em preto e branco, os Spurs estão de uniforme totalmente amarelo.”

“O inesperado é sempre provável que aconteça.”

“Os gols fizeram enorme diferença no modo como esse jogo aconteceu.”

“O jogo se tornou bastante imprevisível, mas ainda parece que o Arsenal vai ganhar o título.”

“O jogo está equilibrado em favor do Arsenal.”

Gafes à parte, Motson, que chegou a narrar as primeiras versões do FIFA, é daqueles profissionais que inspiraram uma geração seguidores. Menos por seus famosos casacos de pele de ovelha, mais por seu incrível conhecimento enciclopédico do jogo.

Conheça abaixo abaixo três das narrações históricas de Motty.

1. Owen… this is getting better, and better, and better (Isso está ficando cada vez melhor).

2. Beckham: it’s a fantastic ending to a very very poor performance (É um final fantástico para uma apresentação muito, muito pobre).

3. Henry: The celebration is absolutely unbounding here (A comemoração é absolutamente sem limites aqui).