O primeiro gol de Pelé na Copa América – que ele nunca venceu

10 de março de 2018

Revista da época elege Pelé e Didi os melhores do Sul-Americano de 1959

Há 59 anos, o Rei Pelé marcava seu primeiro gol em uma Copa América (então chamada de Campeonato Sul-Americano), no empate por 2 x 2 com o Peru durante um jogo disputado no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.

Didi, que abriu o placar para o Brasil, e Juan Seminário, duas vezes para o Peru, marcaram os outros gols do jogo que marcou a estreia das duas equipes naquela competição.

Aquela Copa América, que contou com sete seleções, foi disputada no sistema de pontos corridos, com cada uma das seleções jogando seis vezes. A decisão do título aconteceu justamente na última rodada, quando a Argentina, seleção da casa que contava com o apoio de cerca de 85 mil torcedores, ficou com o título ao empatar por 1 a 1 com o Brasil.

Pelé também marcou naquela ocasião, aos 13 minutos do segundo tempo, empatando o placar que fora aberto por Pizzuti aos 40 minutos da primeira etapa. Mas como o Brasil precisava ganhar para ficar com o título, a Argentina sagrou-se campeã do torneio pela 12ª vez, com 11 pontos somados contra 10 dos brasileiros (naquela época a vitória valia dois pontos).

Pelé não conseguiu conquistar o título da competição (que, aliás, ele jamais vencera, porque esta foi sua única participação no torneio), mas sagrou-se artilheiro daquela edição com 8 gols marcados em apenas seis partidas.

Veja abaixo um vídeo com imagens do jogo entre Argentina e Brasil naquela competição: