Sir Stanley Matthews

23 de fevereiro de 2018

Há 18 anos, no dia 23 de fevereiro de 2000, morria, aos 85 anos, Sir Stanley Matthews: primeiro jogador de futebol a receber tal título da rainha da Inglaterra e, também, o primeiro a receber a Bola de Ouro da revista France Football.

Sir Matthews ainda permanece o único jogador de futebol a receber o título de cavaleiro da rainha enquanto ainda estava em atividade. Provavelmente, a família real deve ter cansado de esperar sua aposentadoria e resolveu agraciá-lo com a honraria antes que fosse tarde demais. O habilidoso ponta que jogou no Stoke City e Blackpool exerceu brilhantemente a profissão até os 50 anos de idade (morra de inveja, Zé Roberto!).

Abaixo, uma foto do ponta direita do Blackpool (na época) enfrentando a seleção brasileira em Wembley. Os ingleses venceram por 4 x 2 e, aos 41 anos, Matthews teve participação nos quatro gols que derrotaram os futuros campeões mundiais, ainda sem Pelé.

Matthews contra o Brasil em 1956. Nilton Santos sofreu um bocado com o tiozinho inglês

Mais uma curiosidade, nessa partida time inglês contava com três jogadores que viriam a falecer no desastre aéreo de Munique que matou oito jogadores do Manchester United: Roger Byrne, Tommy Taylor e a maior promessa inglesa, Duncan Edwards.

Veja a ficha técnica da partida de 1956.